terça, 16 de abril de 2019 - 10:25h
Pedra Branca recebe recursos por meio do "Mais Saúde para os municípios do Amapá"
O município de Pedra Branca do Amapari foi contemplado com recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS), na ação intitulada “Mais Saúde”, em que o senador e presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, apresentou a liberação de passivos do Governo do Estado referentes a recursos do SUS que estavam judicializados e acumulados há cerca de 9 anos.
Por: ASCOM
Foto: ASCOM

O evento de apresentação do montante de R$ 22 milhões que serão distribuídos entre os 16 municípios e o governo, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15/04, em Macapá. Como informou o governo do Estado em seu portal de notícias (www.portal.ap.gov.br), ainda que o valor total dos passivos acumulados seja de R$ 22 milhões, apenas R$16 milhões estarão disponíveis aos municípios neste primeiro momento, restando outros R$ 6 milhões para serem pagos de forma parcelada, junto com o repasse de 2019. Desta forma, dos recursos cabíveis a Pedra Branca do Amapari de R$ 696, 2 mil, o município receberá R$ 506, 3 mil.

"Esse repasse demonstra o compromisso do senador Davi com o estado do Amapá. Esse recurso nos permitirá oferecer mais qualidade no serviço de atenção básica já prestado pelo município desde a sede até a comunidade do Tucano II", afirmou Beth Pelaes.

Por meio da articulação com o Ministério da Saúde e o governo estadual, Davi chegou à regularização concretizada hoje. O montante será transferido para o Poder Judiciário, que distribuirá o recurso às contas das prefeituras. Os repasses serão proporcionais ao número de habitantes de cada município.

“Todos nós sabemos o quanto é desafiador para qualquer gestor administrar a saúde de um município, qualquer problema tem seu reflexo imediato na vida individual e coletiva da população”, disse Davi Alcolumbre.

Participaram da cerimônia do “Mais saúde para os municípios do Amapá”, o governador do estado, Waldez Góes, parlamentares da bancada federal do Amapá e os 16 prefeitos amapaenses, entre outras autoridades.