Profissionais de saúde participam de capacitação sobre investigação de óbitos
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (6) uma oficina de atualização sobre Vigilância do Óbito, voltada para profissionais da saúde do município. A capacitação acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação e segue até quinta-feira (8).
A formação tem como foco a qualificação das investigações de óbitos maternos, infantis, fetais e aqueles com causa básica mal definida, conforme estratégia do Ministério da Saúde. A iniciativa visa fortalecer o trabalho das equipes de saúde, subsidiando ações preventivas e de intervenção com base em dados mais precisos.
A secretária municipal de Saúde, Cláudia Pimentel, destacou a importância da capacitação como parte do compromisso com a qualidade dos serviços de saúde pública.
"Essa formação é essencial para aprimorar a vigilância em saúde e garantir que os profissionais estejam preparados para identificar causas evitáveis de óbitos. Com isso, conseguimos planejar melhor as ações de cuidado e proteção à vida da nossa população," afirmou.
Cerca de 40 profissionais da Atenção Básica e da Unidade Mista de Saúde participam da oficina, que busca contribuir para a redução dos índices de mortalidade no município, por meio da qualificação das práticas de vigilância e do fortalecimento da rede de atenção.