O município de Pedra Branca do Amapari tem suas origens ligadas à exploração de ouro pelos samaracás, uma tribo indígena da Guiana Francesa. Após a realização de um plebiscito no lugarejo, a população optou pela transformação em município, ocorrida em 1º de maio de 1992, pela lei estadual nº 8, com o nome oficial de Pedra Branca do Amapari.
Em 1953, com a descoberta do minério de manganês na região e, em razão do difícil acesso, as constantes viagens de avião possibilitaram que um dos pilotos avistasse uma enorme pedra no rio Amapari, que passou a ser utilizada como ponto de referência pelos pilotos. Desde então, a localidade passou a ser identificada como Pedra Branca. Posteriormente, com a construção da ferrovia Serra do NavioSantana, criou-se um pequeno vilarejo para dar apoio aos trabalhadores.
Pedra Branca do Amapari é um município com forte atuação cultural, que reflete a diversidade étnica e regional da Amazônia. O poder público municipal investiu na criação de espaços e projetos culturais, como a Escola Municipal de Música, o Centro Cultural e o festival do açaí, entre outros.
A cidade é conhecida por suas expressões culturais, como grupos folclóricos, a Banda Marcial JMDM, a Orquestra Tarumã e a produção de artesanato indígena Waiãpi. A cidade busca equilibrar a tradição e a inovação, preservando a cultura local enquanto se abre a novas influências e experiências.
O Município de Pedra Branca do Amapari possui uma estrutura politico-administrativa composta pelo Poder Executivo, chefiado por um prefeito eleito por sufrágio universal, auxiliado diretamente por secretários municipais nomeados por ele, e pelo Poder Legislativo, institucionalizado pela Câmara Municipal de Pedra Branca do Amapari, órgão colegiado de representação dos munícipes que é composto por vereadores também eleitos por sufrágio universal.
Pedra Branca possui balneários que atraem grande número de visitantes durante o período de estiagem no Amapá. Também se destacam as grandes áreas de florestas, propícias ao turismo de aventura, além de cachoeiras, além da Serra do Tumucumaque, um dos pontos mais altos do Estado.
Hino Municipal
Hino do município de Pedra Branca do Amapari
Terra de muitos tesouros duradouros
De grandeza singular
No teu seio tem riqueza reluzente
Natureza, coração do Amapá
Sua História tantas lendas e encantos
Que nos conta o Waiãpi
És a pedra de valor e de esplendor
Cintilante do Amapá para o Brasil
Verdes matas nossos índios vivem nela
Nosso rio, ribeirinhos moram ali
Mui formosa, majestosa e tão bela
Pedra Branca do Amapari
Da bandeira um orgulho enaltecido
Brilho-de-fogo, ferro ouro e manganês
Tumucumaque faz teu nome conhecido
A cidade do progresso aqui se fez
Samaracás desbravadores das florestas
Inauguraram mais um polo mineral
Escrevendo o seu nome nessa pedra
Dando riqueza a esta terra sem igual
Composição: Daiane Vieira Miranda
BANDEIRA