Em alusão ao "Agosto Lilás", mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari em parceria com o Governo do Amapá, deu início às tratativas para a implementação da Operação Shamar no município.
A operação contará com ações de mobilização social, incluindo medidas educativas, preventivas e ostensivas voltadas à proteção das mulheres e ao enfrentamento da violência. A programação seguirá até o dia 29 de agosto, com o "Dia D" marcado para o dia 7.
Dentre as atividades previstas, estão o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, fiscalização de medidas protetivas e realização de palestras. A gestão municipal reforça que o enfrentamento à violência de gênero e a proteção às vítimas são prioridades e, por isso, tem intensificado os investimentos em segurança pública e conscientização da população.
A Operação Shamar é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece simultaneamente em todo o Brasil. No Amapá, a coordenação é da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).